Breaking News
recent

Como abrir uma pequena empresa investindo pouco ou quase nada.


Ao longo de nossa história atual, nós brasileiros estamos demonstrando ser um povo extremamente empreendedor, várias empresas são abertas ao longo dos anos contribuindo de maneira significativa na geração de emprego e no desenvolvimento da economia como um todo.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, existem hoje no Brasil cerca de 16.504.491 empresas, dentre as quais 93,1% são de micro e pequenas empresas.

            Ainda segundo essa mesma confederação o mercado formal de Patos PB se configura da seguinte forma: existem 6.821 empresas ativas, das quais 94,3% são de micro e pequenas empresas.

            Com base nesses indicadores não resta duvidas da importância das micro e pequenas empresas para nossa economia, porém, abrir uma empresa não é tão fácil dada a burocracia e todas as taxas que se tem que pagar mais os honorários de um contador, se gasta algo em torno de 2.000,00 reis para deixar uma empresa legalizada, isso faz com que muitas pessoas que tem o desejo de empreender se sintam desmotivadas.

Mas para esse tipo de perfil foi criado o (MEI) MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, é o empresário individual a que se refere o artigo 966 do Código Civil Brasileiro, foi criado a partir de 01 de Julho de 2009, O MEI trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário, desde que fature no máximo 60 mil reais por ano, não tenha participação em outra empresa como sócio ou titular e tenha no máximo um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Essa é uma boa alternativa para quem deseja empreender de maneira formal mas não tem muitos recursos, tendo em vista que nessa modalidade não é necessário a contratação de um contador e várias das taxas são isentadas.

Para fazer o cadastro o interessado pode utilizar a internet no Portal do Empreendedor ou buscar o apoio do SEBRAE, FICA A DICA.

 

Escrito por: CÉSAR DE SÁ SANTOS

Referências: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

                     Wikipédia.

            








Gravata de Cobra

Gravata de Cobra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cesar de sa santos -patos pb. Tecnologia do Blogger.